É difícil para o aluno integrar ou relacionar o material transmitido com outro aprendizado.

Daí a necessidade de que a programação da transmissão seja
acompanhada de materiais de apoio na forma de notas de pré-transmissão e
exercícios e atividades de acompanhamento. Pesquisas da British Open
University indicaram que “a maioria dos estudantes acha impossível fazer
anotações enquanto assiste, e aqueles que o fazem geralmente ficam muito
insatisfeitos com suas anotações”.
O acesso a uma fita de vídeo da transmissão, no entanto, aliviará esses
problemas, dando ao aluno controle sobre o meio, com a capacidade de parar e
retroceder seções que não estavam claras.
Faculdade de engenharia civil ead
Apesar de sua capacidade de atingir uma grande parte da população estudantil,
a televisão aberta é um meio de comunicação de mão única. Ele não prevê
interação (comunicação bidirecional) entre o aluno e o professor e carece de
flexibilidade e capacidade de responder ao feedback do aluno. Como os alunos
não podem questionar o instrutor para esclarecer problemas e como a produção
profissional de transmissão “torna o aluno dependente da transmissão
‘responsável’, esse sistema de distribuição pode estimular a aceitação passiva
da instrução. Para tornar o sistema interativo, a distribuição de transmissão
aberta requer um sistema adicional para fornecer um circuito de retorno de áudio
ou áudio-vídeo.